Rio de Janeiro

Ampla corta energia da Prefeitura de Araruama

A concessionária de energia Ampla cortou o fornecimento de energia da Prefeitura de Araruama hoje (19/04).

Confira abaixo, por ordem alfabética, as notas divulgadas pelas partes envolvidas.

Nota da Ampla (reprodução parcial, com cortes):

Segundo a nota da Ampla, divulgada na mídia e compartilhada no facebook, foi efetuado “o corte do fornecimento de energia elétrica de vinte unidades da Prefeitura Municipal de Araruama, incluindo a Sede da Prefeitura e principais secretarias, devido ao não pagamento de faturas por parte do município”.

A nota diria ainda que a Ampla “somente tomou a decisão de interromper o abastecimento de energia após tentar negociar o débito em várias ocasiões”. E encerra dizendo que “preservou o fornecimento de energia aos serviços essenciais como iluminação pública, hospitais, escolas, corpo de bombeiros e vias públicas”.

Comentário sobre a Nota da Ampla:

Ao ler essa nota entende-se que não se trata de um atraso de poucos dias, afinal declaram que tentaram negociar o débito em “várias ocasiões”. Esse entendimento entra em certo conflito com a nota da Prefeitura, que veremos a seguir.

E ao final destaca que preservou os serviços essenciais, dando a ideia de que esses também estariam sujeitos a corte. É importante esclarecer esse ponto e corrigir a nota caso necessário.

Nota da Prefeitura de Araruama (reprodução integral):

“A Prefeitura de Araruama tem realizado todos os pagamentos de serviços regularmente. Com a substituição do gestor da pasta da saúde, uma instituição bancária atrasou a liberação da nova senha, o que ocasionou o atraso. A situação já foi devidamente esclarecida e a energia reestabelecida.”

Comentário sobre a Nota da Prefeitura de Araruama:

A nota da Prefeitura de Araruama trata o episódio como algo pontual, causado por uma falha do banco.

Ao declarar que “tem realizado todos os pagamentos de serviços regularmente” e que somente pelo atraso do banco na “liberação da nova senha” ocorreu “o atraso” (“o atraso”, escrito no singular, dando a ideia de tratar-se de apenas 1 pagamento atrasado, não combina com a Nota da Ampla que diz ter tentado “negociar o débito em várias ocasiões”).

Também é muito curioso que o pagamento da conta de luz de unidades da Prefeitura (e não das unidades de saúde apenas) dependa de senha do gestor da pasta da saúde.

Estaria a verba da saúde sendo usada para pagamento de contas de luz de unidades diversas? Estaria a Ampla cortando energia da Prefeitura pelo atraso de conta da saúde (punindo a instalação adimplente no lugar do inadimplente)? Estaria o gestor da saúde acumulando a gestão da verba de outros órgãos? Ou existiria outra explicação?

Conclusão:

A energia foi restabelecida no mesmo dia, segundo a Nota da Prefeitura de Araruama. Mas ficou faltando uma nota do banco sobre a suposta culpa deste no atraso de pagamento que teria motivado o corte de energia. Como o nome do banco não foi informado na nota, não foi possível consultar a posição do mesmo. Questionamos a Ampla, confrontando-a com a outra versão, mas ainda não tivemos resposta.

error: Não é possível copiar.