Autor e YouTuber Enaldinho na Bienal: Primeiras impressões.

Enaldinho - A Lenda do Zap - Bienal do Livro

[Foto e texto: Richard Souza / AN]

No primeiro contato, Enaldinho surpreende pela simpatia e serenidade, associadas à alegria e entusiasmo já observáveis em seus vídeos.

Em uma breve conversa na tarde desta quinta-feira (05/09), de aproximadamente 10 minutos, ficou clara a consciência que o YouTuber tem da sua responsabilidade junto aos seus seguidores. O jovem, de 21 anos, relatou que sempre tem o cuidado de manter um linguajar adequado à idade de seu público, assim como alertar sobre eventuais riscos em reproduzir atividades presentes em seus vídeos.

O YouTuber também evita fazer piadas de duplo sentido ou falar palavrões para não expor seu publico à conteúdo inadequado (ainda que seja apenas indiretamente ou subjetivamente inadequado). Dessa forma acredita manter um ambiente seguro para todas as idades em seu canal no YouTube, hoje com mais de 11 milhões de seguidores.

Autor de dois livros, que relata sempre ter tido o sonho de escrever, Enaldinho acredita que o meio digital (seu canal no YouTube, em especial) pode impulsionar o livro e o livro pode impulsionar o meio digital. Não vendo como segmentos concorrentes, mas sim aliados, sobre os quais fala com a mesma paixão e brilho nos olhos.

Seu novo livro, “A Lenda do Zap”, conta com QR-Codes para conteúdos exclusivos, que levam o leitor para seu canal do YouTube. Talvez Enaldinho tenha encontrado, dessa forma, o caminho ideal para a união do livro impresso com o meio digital e consequente atração de leitores da “geração da internet”.

Enaldinho tem novo encontro marcado com seus leitores nesta sexta-feira (06/09), às 10h da manhã, no espaço “Praça Copacabana” do Pavilhão Verde da XIX Bienal Internacional do Livro, realizada no Centro de Convenções do Riocentro, no Rio de Janeiro. Seu novo livro já está à venda no evento.