Começa hoje a XIX Bienal Internacional do Livro, no Rio de Janeiro

Livros

[Foto: Richard Souza / Arquivo / AN]

Com a promessa de ser a mais diversificada edição do evento e trazendo proposta de debate sobre temas polêmicos e atuais, como democracia, feminismo, fake news, meio ambiente, história, diversidade e fé, a edição deste ano busca ser “uma Bienal para cada público”.

Além de lançamentos de livros e encontros com autores, o evento buscará proporcionar oportunidades de aprendizado e outras atrações.

A atividade “Pela Estrada a fora…”, uma experiência imersiva e sensorial para as crianças, que nesta edição terão um pavilhão dedicados à elas, promete ser um dos destaques do evento.

Professores poderão aproveitar o evento para, além conhecer lançamentos das editoras, buscar atualização no Fórum da Educação que terá como tema “o papel da Educação no novo tempo”.

Encontrar autores também será um atrativo da Bienal, no espaço Encontro com Autores localizado no Pavilhão Verde. O espaço terá no primeiro dia (30/08) a presença da autora e atriz mirim Leticia Braga que estará falando sobre seu livro “O que eu vou ser quando crescer” e outros assuntos. É uma oportunidade para o leitor tentar conseguir o autógrafo em seu exemplar do livro. No terceiro dia (01/09) será a vez da autora Rachael Lippincott bater papo sobre o livro “A cinco passos de você”. No quinto dia (03/09), os autores Thiago Nigro (do livro “Do mil ao milhão”) e Alexandre Versignassi (do livro “Crash – Uma breve história da economia”) debaterão temas relacionados à finanças. No sexto dia do evento (04/09) Mauricio de Sousa, brasileiro autor da Turma da Mônica, e Macoto Tezka conversarão sobre intercâmbio cultural. No sétimo dia da Bienal Youtube será o tema da conversa de Filipe Vilicic, autor de “O Clube dos Youtubers”, com Antonio Tabet , criador do Porta dos Fundos. No nono dia Reshma Saujani e Alexandra Gurgel debaterão sobre a pressão pela perfeição imposta às mulheres pela sociedade, no mesmo dia em que Mário Sérgio Cortella e Mauricio de Sousa proporcionarão um bate papo sobre o encontro da “arte da ilustração com a arte da filosofia”. No último dia da feira, Thais Fersoza e Stephanie Sapin falam sobre a maternidade e seus desafios e Lázaro Ramos, Pastor Henrique Vieira e Camila Fremder trazem o tema dos áudiobooks.

Confira abaixo os horários de funcionamento do evento:
Segunda à quinta-feira: das 9 da manhã às 9 da noite.
Sextas-feiras: das 9 da manhã às 10 da noite.
Sábados e domingos: das 10 da manhã às 10 da noite.

Os ingressos já estão à venda online, disponível neste link. O valor do ingresso está R$30,00 (inteira).

Estudantes, idosos, portadores de necessidades especiais e seus acompanhantes, jovens de 15 a 29 anos pertencentes a famílias de baixa renda e menores de 21 anos (conforme conforme Lei Estadual do Rio de Janeiro Nº 3.364/2000), além de professores e profissionais da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, pagam meia-entrada (R$15,00).

O valor do ingresso corresponde apenas à entrada em um dia do evento, então é importante prestar atenção na data do ingresso ao comprar online. O estacionamento no local é cobrado e não está incluso no valor do ingresso.

A XIX Bienal Internacional do Livro será realizada no Centro de Convenções do Riocentro, localizado na Av. Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ. Confira a localização no mapa abaixo.