EUA em “Estado de Emergência”



O presidente americano Donald Trump decretou nesta sexta-feira (13/03) estado de emergência nos Estados Unidos, como antecipamos algumas horas antes da coletiva de imprensa.

Para este anúncio Trump utilizou o jardim da Casa Branca, ao ar livre, e não a sala de imprensa no interior do prédio.

Iniciada com aproximadamente 30 minutos de atraso (estava prevista para 15:00 no horário local), a coletiva de imprensa teve o anúncio do Estado de Emergência já nos primeiros minutos.

Segundo o presidente o Estado de Emergência permitirá ao governo federal atuar em todos os Estados do país, inclusive com ações da Federal Emergency Management Agency (FEMA).

Também anunciou a liberação de 50 milhões e outras medidas.

Jornalistas questionaram Trump sobre não ter feito o teste para Coronavírus após ter se encontrado com o presidente do Brasil e sua delegação, que incluía infectado com o vírus.

Trump reagiu à pergunta falando sobre o encontro com Bolsonaro, sem satisfazer a jornalista que insistiu na pergunta citando que os médicos estavam recomendando que todos que tiveram contato com pessoas que tiveram resultado positivo para o Coronavírus, como é o caso de integrante da delegação brasileira com a qual Trump se encontrou. Questionou então se Trump sente-se seguro sem fazer o teste. Trump então disse que fará o teste “em algum momento, mas não por isso”.