Mariana, Brumadinho, Ditadura e “Ele Não” em palco de teatro do RJ

Festival SATED RJ de Esquetes 2019

A etapa Região dos Lagos do Festival SATED RJ de Esquetes 2019 levou dez esquetes ao palco do Teatro Municipal de Araruama, apresentadas na noite deste sábado (23/02). As esquetes concorreram em diversas categorias, com premiação em dinheiro na categoria melhor esquete para as três primeiras colocadas.

A grande vitoriosa da noite foi a esquete Mar de Lama, do grupo Teatrama, que fez referencias aos desastres de Mariana e Brumadinho, além de trazer o questionamento sobre o valor da vida e o valor da Vale (claramente referindo-se à empresa responsável pelas barragens dos desastres citados).

O segundo lugar ficou com o grupo Ribalta, pela esquete Paixão de Ouro (única comédia da noite). A esquete, que levou o público à gargalhadas em diversos momentos, trata de um caso de amor à primeira vista que resulta situações cômicas.

O Cinematro, com a esquete O Suicida Imortal, recebeu a premiação pelo terceiro lugar. A esquete utiliza gestos e linguagem corporal para contar a história, com poucas palavras.

A esquete Ina, do grupo Expressões Humanas, levou ao palco a atriz mais nova ao contar a história de uma menina e sua avó.

A última esquete da noite foi XXI Não Será XX, que tratou do tema da ditadura, censura e tortura, utilizou palco e corredores do teatro em sua apresentação, criando um ambiente de maior imersão do público na história.

Ao término das 10 apresentações todos os atores foram convidados ao palco para um registro fotográfico, quando manifestaram-se com gritos de “ele não”.

Outras esquetes também abordaram temas fortes, como ditadura, abusos, racismo, seca e morte.

O festival foi promovido pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro.

Confira abaixo a lista completa das esquetes participantes:
E O SOL DA LIBERDADE do OTB – Operários do Teatro Brasileiro
EU NEGRA do Grupo Cria Expressões Humanas
INA do Grupo Cria Expressões Humanas
MAR DE LAMA do Grupo Teatrama
O SOPRO do Grupo Risco Teatral
O SUICIDA IMORTAL do Cinematro
PAIXÃO DE OURO do Grupo Ribalta
PAPELÃO da CIA Teatral Entre Nós
QUEM VAI QUEIMAR do Teatro de 5ª
XXI NÃO SERÁ XX da CIA Teatral Entre Nós