Praça e Teatro reabertos em Araruama

[Foto: Aline Souza / AEF]

A Prefeitura Municipal de Araruama realizou cerimônia de reabertura da Praça Antonio Raposo e Parque Menino João Hélio, ambos fechados pela atual gestão para reforma, e para a reabertura do Teatro Municipal, fechado por governo anterior.

O evento, que também inaugurou novos equipamentos do complexo de lazer, contou com grande público, autoridades locais (Prefeita, Vereadores, Secretários, …) e personalidades ilustres do cenário político do RJ como Chiquinho da Educação, José Bonifácio e Brizola Neto.

Em sua fala, a Prefeita Livia de Chiquinho relacionou algumas realizações de seu governo no primeiro ano de sua gestão, a começar pela reabertura da UPA no primeiro dia de governo, passando pela reabertura do Hospital de São Vicente, abertura de 2 Policlínicas, etc. Sobre o blindex, que movimentou as redes sociais e causou grande debate, disse que gostaria de ter colocado ao redor de toda a praça, mas a doação da empresa Águas de Jurtunaíba foi suficiente para a frente apenas.

Chegando na Praça pela entrada principal a primeira novidade que chama a atenção é justamente o blindex. A seguir encontramos a Concha Acústica (novo equipamento) à direita. Seguindo ainda pela direita, observamos que os banheiros e a área ao redor sofreram reformas. Na extrema direita encontramos o “parquinho”, que ganhou brinquedos com acessibilidade, além dos já existentes. Logo adiante chegamos na área da feirinha de artesanato, que ganhou uma estrutura com telhado para proteção das barraquinhas. A construção antes conhecida como Farol do Saber passou por uma transformação e passou a ser o Farol da Música. Outro detalhe que nos chamou a atenção foi a existência de um mapa do complexo com a legenda das instalações (não lembramos de existir antes e consideramos muito útil quando pensamos no turismo).

A famosa cascata, que passou os últimos anos seca e abandonada (fizemos um registro desse abandono em 2016), voltou a ter água, voltou a ter luz, voltou a ter beleza. Realmente encantador assistir o movimento das águas.

Uma outra novidade foi a Casa do Papai Noel. Uma linda construção por fora, com bela decoração temática por dentro. Em nossa visita o morador (Papai Noel) estava em casa e fez a alegria das crianças.

Por fim, mas não menos importante, o Teatro Municipal de Araruama foi lindamente reformado. Pintura, piso, acentos, banheiros, iluminação… Tudo muito bonito e, para completar devolvendo a vida ao teatro que vinha ouvindo apenas o silêncio do abandono (como podem conferir em nossa publicação sobre o mesmo em 2016), uma apresentação de clássicos ao piano completou a experiência da visita com perfeição