Tocha Olímpica em Araruama

Tocha Olímpica em Araruama

A Tocha Olímpica chegou à Araruama no dia 2 de agosto, segunda-feira. Como já era previsto, a passagem da tocha pela cidade causou alterações no trânsito, suspendeu aulas e levou às ruas araruamenses dispostos a comemorar e a protestar.

A Guarda Civil (ou Guarda Municipal, afinal denomina-se de uma forma nas viaturas e de outras nas estampas das camisas polo, sendo as duas formas válidas) cuidou do trânsito e de parte da segurança dos locais de passagem da Tocha Olímpica, interditando vias e isolando o corredor de passagem.

Comércio informal de bandeiras

Uma “loja improvisada” foi criada na grade de prédio localizado na rota de passagem da Tocha Olímpica e, mais importante nesse caso, de passagem do público. Mas não pareceu alcançar grande volume de vendas de bandeiras, como esperado em época de crise.

De qualquer forma, a exposição das bandeiras acabou enfeitando a esquina, com toque patriótico.
O “palco principal”, como não poderia deixar de ser, foi a Praça Antônio Raposo, onde preparou-se um corredor gradeado para a passagem da Tocha Olímpica e um palco para apresentação de atrações e de uma das trocas de condutor.

O público foi chegando aos poucos e, em sua maioria, esperou com animação e bom humor, apesar do atraso em relação ao horário anunciado. Adultos e crianças ocuparam trecho da Rodovia Amaral Peixoto e a Praça Antônio Raposo, em um volume de pessoas talvez só superado no carnaval.

Também existiram protestos e relatos de uso excessivo da força na repressão de um manifestante (o que não testemunhamos pessoalmente, mas foi registrado em videos compartilhados na internet).

Pouco antes da chegada da Tocha Olímpica acesa na Praça Antônio Raposo, passou pelo corredor gradeado Geisa Coutinho, atleta natural de Araruama, com a tocha apagada, o que levou alguns dos presentes a pensar que haviam conseguido apagar a tocha (o que foi tentado em várias localidades do Brasil) e causou “temporária decepção” em parte do público. Mas era a tocha que receberia o fogo na troca de condutor a ocorrer no palco montado na praça. A tocha com a chama olímpica chegaria a seguir.

Tocha Apagada

Então, enfim, chegou a tocha com a Chama Olímpica acesa, para alegria dos que a esperavam. Acompanhada pela escolta da Força Nacional de Segurança, a Tocha Olímpica acesa entrou e atravessou toda a Praça Antonio Raposo, até chegar ao palco onde acenderia a tocha apagada que entrou antes.

Tocha acesa

Após a troca de condutor, ocorrida no palco, a tocha que havia chegado apagada, saiu da praça acesa, nas mãos de Geisa Coutinho, dando sequência ao revezamento da tocha.

Tocha Olímpica em Araruama

Tocha Olímpica em Araruama

Tocha Olímpica em Araruama

Tocha Olímpica em Araruama

Tocha Olímpica em Araruama

Tocha Olímpica em Araruama

Tocha Olímpica em Araruama

Tocha Olímpica em Araruama

Tocha Olímpica em Araruama

Tocha Olímpica em Araruama